Causas, sintomas e tratamento da amigdalite. Definição e detalhe dos diferentes tipos de amigdalite, nomeadamente amigdalite viral, amigdalite aguda bacteriana e amigdalites de repetição. Abordamos todos os tipos de tratamentos, médicos, alternativos e naturais.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Tipos de amigdalite

As amigdalites podem ser virais ou bacterianas.

Nas virais os principais agentes causadores são os vírus influenzae A e B, parainfluenzae 1, 2 e 3, echovírus, paramyxovírus, adenovírus, vírus Epstein-Barr (mononucleose), Herpes vírus e coxsakie vírus. Estes pacientes apresentam em geral um quadro de infecção de vias aéreas superiores associado com congestão nasal, coriza e lacrimejamento.

As amigdalites agudas bacterianas têm como principais causadores o Streptococcus ß-hemolítico do grupo A, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus e associação fuso-espiralar. Os sintomas são mais intensos que na infecção viral, os pacientes ficam mais toxemiados, com febre por um período mais duradouro e podem trazer complicações como abscessos, febre reumática, problemas nos rins, no coração e septicemia. O tratamento é com antibiótico, anti-inflamatórios e anti-térmicos.

Amigdalites de repetição: A presença de maior número de infecções está ligada principalmente a piores condições sócio-econômicas, como ocorre com a população pobre, que geralmente habita locais pequenos e com grande número de moradores, aliadas à presença de animais domésticos, à exposição passiva ao tabaco, e à falta de alimentação adequada das crianças, fazendo com que estes sejam os potenciais fatores de risco para o aparecimento desses quadros. Nesses casos a bactéria tende a ser mais resistente aos antibióticos. Em alguns casos está indicado o tratamento cirúrgico (amigdalectomia).

Fatores de Risco para amigdalite

Amigdalite ocorre muitas vezes em crianças. Uma criança até 10 anos de idade é particularmente suscetível a contrair amigdalite. A razão pela qual as crianças estão altamente em risco de desenvolver amigdalite quando comparadas a adolescentes e adultos é porque seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido. À medida que a criança cresce, suas amígdalas encolhem em tamanho, tornando a ocorrência de amigdalite altamente improvável à medida que envelhece. Entre os bebés e crianças, a amigdalite causada por um vírus é mais comum, enquanto que em crianças mais velhas e adultos, a sua amigdalite pode ser causada por infecção bacteriana que por qualquer outra coisa.
Outro fator de risco para amigdalite é quando uma pessoa sofre de mononucleose. Adultos muito raramente desenvolvem amigdalite. Quase 80% dos adultos nos Estados Unidos ainda têm suas amígdalas. Existem ocasiões em que as amígdalas, garganta e áreas adjacentes ficam infectadas. Quando isso acontece, a pessoa sofre de faringite que é mais grave do que uma típicoa amigdalite. Amigdalite pode levar a faringite.
As crianças que são regularmente submetidas em casa a fumo passivo têm uma chance muito maior de necessitar de cirurgia para amigdalite repetitiva em comparação com crianças que vivem em lares livres de fumo. Infelizmente, cerca de 20% de todas as tonsilectomias feitas nos EUA são atribuídas ao fumo passivo.

Outro risco elevado para amigdalite inclui pessoas que sofrem de obstrução nasal. Esta situação força a pessoa a respirar usando a boca o que aumenta as chances de desenvolver amigdalite. Outro fator de risco inclui contato frequente com uma pessoa que tenha sido infectada com amigdalite.