Causas, sintomas e tratamento da amigdalite. Definição e detalhe dos diferentes tipos de amigdalite, nomeadamente amigdalite viral, amigdalite aguda bacteriana e amigdalites de repetição. Abordamos todos os tipos de tratamentos, médicos, alternativos e naturais.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O que são amigdalas

Remover as amígdalas costumava ser um ritual comum da infância, e uma ótima desculpa para comer sorvete.

Mas para que servem as amígdalas? Acontece que as amígdalas desempenham um papel importante na prevenção de infecções.
Amígdalas são pedaços redondos que se situam na parte de trás da garganta, enquanto que os adenóides (que, como as amígdalas, fazem parte do sistema linfático) situam-se atrás do nariz e do céu da boca.
Juntos, amígdalas e adenóides previnem a infecção por germes não os deixando de entrar pela boca e nariz.
Na amigdalite, as amígdalas ficam infectadas, inchando-as e tornando-as doloridas. Amigdalite pode levar a problemas, incluindo dores de cabeça, dificuldade em engolir e mau hálito. Em casos raros, a doença pode evoluir para febre reumática.
Infecção dos adenóides pode levar a complicações que vão desde a dificuldade para respirar a infecções de ouvido.

Amigdalite causada por bactéria

A bactéria que geralmente causa amigdalite, é a Streptococcus pyogenes, sendo a mesma bactéria que leva a infecções na garganta.
Em crianças que não tenham atingido a puberdade, o sistema imunológico das amígdalas é muito mais ativo do que em adultos. Isso explica por que as crianças têm amigdalite com mais frequência do que os adultos.
Além disso, as crianças têm sistemas imunológicos que ainda estão em desenvolvimento, o que os deixa vulneráveis à infecção.
Os médicos hoje em dia tentam tratar a amigdalite através de antibióticos, em vez de remover as amígdalas completamente. Isso ajuda o corpo a lutar contra infecções na idade adulta.
No entanto, se uma amigdalite acontecer com frequência ou tornar-se grave, os médicos irão remover as amígdalas.

Amígdalas também podem ser retiradas se o paciente experimenta a apnéia do sono (pausas respiratórias durante o sono) ou não consegue engolir adequadamente carnes ou outros alimentos. Além disso, os médicos podem recomendar a sua remoção se os antibióticos não conseguirem melhorar a amigdalite.